Imposto de Renda

IRRF — Imposto de Renda Retido na Fonte

Você já deve ter ouvido falar no IRRF — Imposto de Renda Retido na Fonte muitas vezes. Vamos tentar explicar do que se trata este imposto neste artigo. Leia com a gente…

O que é Imposto de Renda Retido na Fonte?

O Imposto de Renda Retido na Fonte, também chamado de IRRF ou IRF é um imposto descontado mensalmente em folha de pagamento do trabalhador com carteira assinada, que tenha salário superior ao piso estipulado para aquele período e repassado à Receita Federal.

Todos os anos, a Receita Federal divulga uma tabela com os valores e percentuais devidos.

Para os trabalhadores que não possuem IRRF ou tem mais de uma renda CLT, fizemos um texto com todas as informações necessárias para a declaração do Imposto de Renda 2021.

Alíquotas do IRRF 2020

Base de Cálculo (R$)Alíquota (%)Parcela à Deduzir do IRRF (R$)
Até 1.903,98isentoisento
De 1.903,99 até 2.826,657,5142,80
De 2.826,66 até 37.751,0515354,80
De 3.751,06 até 4.664,6822,5
636,13
Acima de 4.664,6827,5
869,36
Alíquotas do IRRF 2020

Além dos valores da tabela acima, deve-se realizar um desconto no valor de R$ 189,59 por dependente.

Devo declarar quantas vezes no ano?

Mensalmente a empresa deve pagar e declarar o pagamento do imposto, juntamente com as informações dos pagamentos efetuados ao trabalhadores.

Anualmente, o empregado deve declarar as receitas e despesas para saber se há imposto à pagar ou a restituir.

Como é pago o IRRF

Para ser pago o IRRF, a empresa deve emitir a DIRF, preencher e enviar à Receita Federal.

A DIRF é a declaração feita pela FONTE PAGADORA, logo quem efetua pagamentos e retém imposto de renda na fonte.

Na DIRF devem ser informados:

  • Os rendimentos pagos a pessoas físicas domiciliadas no País;
  • O imposto sobre a renda e contribuições retidos na fonte, dos rendimentos pagos ou creditados para seus beneficiários;
  • O pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa a residentes ou domiciliados no exterior;
  • Os pagamentos a plano de assistência à saúde – coletivo empresarial.

Quais documentos guardar

Você precisa reunir alguns documentos para o preenchimento do Imposto de Renda:

  • Comprovantes de aluguel (pagos e recebidos);
  • Comprovantes de empréstimos e financiamentos;
  • Comprovantes de doações;
  • Comprovantes de obras e reformas em imóveis;
  • Comprovantes de pensões judiciais;
  • Comprovante de recebimentos de aposentadorias;
  • Documentos de dependentes;
  • Gastos com educação;
  • Gastos com previdência social/privada;
  • Gastos com saúde (Notas/Recibos);
  • Informes de rendimentos de instituições financeiras;

Organização é importante

Por último, ser organizado é fundamental. Quanto mais organizado você for, mais poderá recuperar em impostos durante a restituição.

Fonte: https://www.gov.br/pt-br/servicos/declarar-imposto-de-renda-retido-na-fonte

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